Intercâmbio
Já ouviu falar de INTERCÂMBIO?
.png)
Quem pode fazer?
Porque fazer um Intercâmbio?
Intercambio nada mais é do que uma viagem para outra cidade/Estado/País que não seja o qual você estuda/Trabalha para fazer justamente isso: Estudar ou trabalhar, ou até mesmo os dois! Os mais comuns são aqueles em que envolvem uma viagem internacional.
É uma forma de aprender uma habilidade diferente, um idioma, cultura e fazer novas amizades, essas que muitas vezes podem ser duradouras. Pessoalmente, fazer um Intercâmbio pode ser uma experiência transformadora, você vai expandir sua visão de mundo, se dar conta que literalmente há um mundão lá fora que você pode explorar e aprender todos os dias. Profissionalmente, é algo que chama atenção dos recrutadores, é um diferencial para muitas empresas.
Qualquer pessoa acima dos 16 anos, se você está no ensino médio, se já terminou, se está no curso técnico, na faculdade, pós graduação ou se já terminou os estudos. Ou seja, TODO MUNDO PODE! =)
Quais tipos de Intercâmbio existe?
Existem uma infinidade de modalidades, depende da agência, do pais de escolha e do programa que você escolher. Mas geralmente os que se destacam são:
- Intercâmbio de estudo - ensino médio (seis meses a 2 anos)
- Intercâmbio de estudo - graduação (6 meses até a graduação completa)
- Intercâmbio de estudo - Idiomas ( 1 semana a 2 anos)
- Intercâmbio de estudo - cursos (1 mês a 2 anos)
- Intercâmbio de estudo e trabalho (6 meses a 2 anos)
- Intercâmbio de trabalho (6 meses a 2 anos)
Quanto custa?
.png)
Novamente varia de acordo com modalidade, agência e programa, mas no geral, é bem caro! Você tem que ter em mente as necessidades básicas que com certeza irá precisar:
- Passagens aéreas: se der uma busca no Google verá que também varia com o local e época do ano, próximo às férias escolares, festas e feriados o preço sobe bastante.
- Um quarto: Dependendo do programa, você pode optar por ficar em casa de uma família, por um dormitório estudantil, em hotel, hostel etc.
- Dinheiro para levar: Como a moeda muda, o valor que você vai precisar também muda de acordo com o país, por exemplo, se você for para algum país onde a moeda é dólar, vai ter que compra-los em uma loja de cambio, e o mesmo vale para outras moedas.
- Comida: Você tem se planejar para conseguir se alimentar durante o tempo que estiver fora, claro que dá para economizar e comer uma coisa mais em conta, mas é importante ter uma alimentação minimamente saudável.
-Transporte: Você tem que pensar em como vai se locomover na cidade destino, definir qual vai ser seu principal meio de transporte, quantas viagens por dia, etc.
- Seguro saúde: Alguns países só permitem a entrada de intercambistas se tiverem seguro saúde, e mesmo se não for obrigatório é recomendado você ter, é uma precaução, estar em um país diferente e ter alguma emergência médica sem ter nenhuma assistência pode ser um problemão.
Não tenho condições financeiras, e agora?
Fique calmo! Intercâmbio não é só para ricos, ou pessoas com dinheiro sobrando! Assim como as universidades, o intercâmbio também é para pessoas de baixa renda! Claro que o assunto não é muito difundido e as oportunidades são menores, mas elas existem!
Há bolsas que cobrem tudo, de passagem aérea a alimentação e ainda dão um auxílio para suprir possíveis necessidades, mas também há bolsas que cobrem somente o curso.
Durante a universidade é onde há mais oportunidades, geralmente há uma grande variedades de bolsas, ainda mais em universidades públicas.
Além das oferecidas pelos órgãos públicos nacionais e internacionais, há aquelas oferecidas por empresas privadas, nas quais você pode se candidatar seja por algum concurso como por algum critério que você preencha.
Me interessei, qual o primeiro passo?
Comece a pesquisar mais sobre o assunto, se você leu até aqui já é um ótimo passo!
Há vários vídeos no YouTube de pessoas que relatam sua experiência, o quanto gastaram (fiquem atentos, pois a moeda sobe ou desce o valor todos os dias, e o que a pessoa estiver falando pode não ser uma realidade hoje) e até mesmo o dia a dia; é recomendado que você assista de várias pessoas diferentes, pois assim pode-se ter uma visão mais ampla do que se trata.
- Caso decida-se por pagar você mesma, procure algumas agências de intercâmbio que sejam conhecidas, procure sua reputação na internet e se tudo estiver ok, marque um horário e vá conversar pessoalmente, por mais que eles atendam online, é sempre bom conhecer o escritório e conversar; também é sempre bom verificar várias opções e escolher a que seja melhor para você.
- Caso decida-se em procurar uma bolsa, procure em sites confiáveis e conhecidos quais oportunidades disponíveis, visite o site de onde é oferecido o curso e tire suas dúvidas.
.png)